quinta-feira, 19 de julho de 2012

Costelinha ao Molho Barbecue e Batatas




Essa receita é boa demais porque fica bem parecida com a "costelinha do outback". Adoro!

Resolvi fazer para um almoço de sábado em que o marido passou a manhã trabalhando, mas quando chegou em casa teve esse almocinho caprichado (grata surpresa...uhuuu).
Ele já chegou dizendo: “Hummm...almocinho especial” e depois que comeu o primeiro pedaço da costelinha: “Tá igualzinha do outback. Muito boa”.

Uhuuu...bom demais!!!
E, para acompanhar fiz umas batatas ao alecrim e sal grosso (que também foram aprovadas pelo digníssimo).



A costelinha suína comprei aquela peça que vende em supermercados da marca Perdigão (em torno de 1kg (ou mais) e serve bem 3 pessoas), mas você pode comprar qualquer uma (claroo!!)...melhor que seja aquelas que a gente pode cortar os pedaços direitinhos. Com isso, você tempera na véspera (mais indicado) ou 1h antes com sal, mix de pimentas e suco de 1 limão.

Molho Barbecue:
1 cebola média picada (corto a minha no mixer, pois fica bem pequenina);
2 colheres de sopa de azeite;
2 colheres de  sopa de açúcar mascavo;
3 colheres de sopa de catchup;
1 colher de sobremesa de mostarda;
50 ml de molho de soja (shoyu).

Doure a cebola levemente no azeite. Acrescente o mascavo e deixe derreter, some todos os outros ingredientes ferva por 1 minuto. Passe a mistura no liquidificador ou mixer (caso ache necessário). Se ficar grossa demais, mistura um pouco de água. Pronto. Reserva.

Vamos para costelinha:
Pega uma assadeira, unta com umas gotinhas de azeite, adiciona alguns pedaços de alecrim (o aroma fica espetacular) e coloca a costelinha com o tempero por cima. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno por 25 minutos. Retira o alumínio, pincela o molho barbecue e deixa dourar (cerca de 15 minutos). Prontinho.


Agora vamos ao acompanhamento (você vai fazendo ao mesmo tempo da costelinha):

4 batatas
4 ramos de alecrim
2 colheres (sopa) de azeite
sal grosso e pimenta-do-reino a gosto

Lava e seca bem as batatas e os ramos de alecrim.
Em uma tábua, corte as batatas em pedaços grandes,
transfere para uma panela, cobre com água e tempera com uma colher (chá) de sal (comum ou grosso). Leva ao fogo alto e, quando água começar a ferver, deixe cozinhar por 6 minutos.
Retira do fogo e escorre a água. Depois coloca em uma assadeira (de preferência antiaderente), adiciona os ramos de alecrim e rega com o azeite.
Tempere com sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao forno preaquecido para assar por 40 minutos.
Retire do forno e, com ajuda de uma espátula, com cuidado solte as batatas da assadeira. Sirva imediatamente junto com as costelinhas.


Esse prato foi super aprovado! Espero que gostem!


Dica:
- essas costelinhas são um sucesso para petiscar quando receber amigos ou familiares em casa;
- servi acompanhado de vinho tinto (porque estava desejando), mas com uma cervejinha estupidamente gelada, também dá certinho.  
:)


Nenhum comentário:

Postar um comentário